domingo, 20 de dezembro de 2009

CONCURSO PARA PROFESSOR DE HISTÓRIA

Quem deseja ser professor de história deve ter entre outras qualificações, conhecimentos gerais de história, ou seja, o conhecimento específico da matéria que pretende lecionar. Os candidatos a professor de história podem ingressarem na carreira por meio de concurso público para que possa lecionar em escolas da rede municipal, estadual ou federal, além de poder ensinar na rede particular de ensino. Abaixo temos um exemplo do edital para preenchimento de cargo de professor substituto da prefeitura de São Vicente.





PROFESSOR SUBSTITUTO DE EDUCAÇAO BÁSICA II - HISTÓRIA
 As diferentes concepções do ensino de História nas propostas curriculares;
 O lugar da produção do conhecimento histórico;
 Metodologia do ensino de História:
• Novas abordagens;
• Novos objetos;
• Novos problemas.
 A formação das sociedades capitalistas no mundo ocidental:
• O contexto europeu na época moderna.
 A transição do feudalismo para o capitalismo;
 A incorporação da América e do Brasil nos quadros do Antigo Sistema Colonial;
 A consolidação do capitalismo:
• As revoluções burguesas no século XVIII e a crise do Sistema Colonial.
 Relações de trabalho participação e cidadania:
• As lutas sociais no contexto da Revolução Industrial;
 A formação dos Estados Nacionais Americanos.
 Os Estados Unidos da América Latina no século XIX.
 As crises do mundo capitalista no século XX:
• Dos regimes totalitários à consolidação de democracia americana.
 A República contemporânea:
• Do populismo ao militarismo, a Nova República.
 A desintegração do Leste Europeu e a nova ordem mundial.
 O ensino de história no Ensino Fundamental:
• Métodos e práticas de ensino de história;
• Aprendizagem e conhecimento histórico.

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA HISTÓRIA
 BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental: História.
Brasília: MEC/SEF, 1998.
 BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnicoraciais
e para o ensino de História e cultura Afro-brasileira e africana. Brasília: MEC/SEF, 2004.
 BITTENCOURT, (Org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.
 HOBSBAWN, N. Era dos extremos, o breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
 NOVAES, A. (Org.). Tempo e história. São Paul: Companhia das Letras, 1992.
 SANTOS, M. Técnica, espaço e tempo: Globalização e eio técnico – científico informacional. Rio de
Janeiro: Hucitec, 1994.




V - DA PROVA OBJETIVA
5. A Prova Objetiva para os cargos ofertados neste certame, a saber: Professor Substituto de Educação Básica
I e Professor Substituto de Educação Básica II e suas habilitações terão a seguinte composição:
Área de Conhecimento
Número de Testes
Pontuação
Língua Portuguesa
08 1 8,00

História e Características Gerais do
Município de São Vicente
(em atendimento à Lei Municipal
1.229-A/03).
12
12,00

Legislação sobre Educação
20
40,00

Conhecimentos Específicos
20 2 40,00



5.1. Por força da Lei Municipal 1.229-A de 10 de janeiro de 2003, vinte por cento das questões da prova
objetiva deverão ser relacionadas à História e características gerais da cidade de São Vicente.
5.2. A Prova objetiva terá 60 (sessenta) testes de múltipla escolha com 5 (cinco) alternativas cada (a, b, c, d, e)
com pontuação total de 100 (cem) pontos.
5.3. Todas as provas terão duração de 3 (três) horas e 30 (trinta) minutos incluindo o tempo para
preenchimento da folha de resposta.




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FIZ ESTE CONCURSO E PASSE EM 14 LUGAR, FICANDO COM UMA DAS VAGAS ENTRE AS 15 OFERECIDAS.
VEJA http://www.zambini.org.br/concursos.htm
LISTA DOS APROVADOS PARA PROFESSOR DE HISTÓRIA
INSCRIÇÃO 539939

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