quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

HEURÍSTICA

Heurística é a parte historiografia que estuda os documentos e sua classificação quanto ao valor e importância quanto ao acervo da humanidade. LE GOFF, Jacques Le Goff no seu tgrabalho “Documento/ Monumento”. In: Enciclopédia Einaudi. Lisboa: Imprensa
Nacional – Casa da Moeda, 1997, volume 1, p. 103–104 diz que:

“O documento não é inócuo. É antes de mais nada o
resultado de uma montagem, consciente ou inconsciente,
da história, da época da sociedade que o produziu,
mas também das épocas sucessivas durante
as quais continuou a viver [...].O documento é monumento.
[...] porque em primeiro lugar o documento é
[...] uma montagem [é] preciso começar por [...] desestruturar
essa construção e analisar as condições
de produção dos documentos-monumentos.”

Este documento-monumento citado pelo Goff pode ser escrito, oral, iconográfico e material cultural. Assim temos nos livros, cartas, testamentos, inscrições em monumentos um documento escrito. As tradições orais que chegaram até nós são documentos com valor legal e muito usado nos processos judiciais como o procedimento de arrolar testemunhas que contam ao juiz o que viu e o que sabe. As pinturas, as construções, os túmulos, as estátuas são documentos iconográficos. Quanto ao material cultural são os objetos, ferramentas e peças produzidas por uma certa comunidade, que são documentos culturais que nos informam sobre as crenças, desenvolvimento tecnológicos, hábitos e varias outras características de um povo.





Na Wilkipédia´heurística é definida assim:


"A heurística (do greco ευρίσκω, heurísko, literalmente "descubro" ou "acho") é uma parte da epistemologia e do método científico.

A etimologia da palavra heurística é a mesma que a palavra eureka, cuja exclamação se atribui a Arquimedes no conhecido episódio da descoberta de como medir o volume de um objeto irregular utilizando água.

A palavra heurística aparece em mais de uma categoria gramatical. Quando usada como substantivo, identifica a arte ou a ciência do descobrimento, uma disciplina suscetível de ser investigada formalmente. Quando aparece como adjetivo, refere-se a coisas mais concretas, como estratégias heurísticas, regras heurísticas ou silogismos e conclusões heurísticas. Naturalmente que estes usos estão intimamente relacionados já que a heurística usualmente propõe estratégias heurísticas, que guiam o descobrimento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário