segunda-feira, 31 de agosto de 2009

DIVISORES DA HISTÓRIA

O estudo da História na grade curricular escolar geralmente é baseada em períodos importantes politicamente da históra da humanidade, especialmente da européia. Nós, brasileiros, como descendentes de europeus e heeiros da cultura europeia seguimos os Estudos de História na visão européia, se fossemos árabes iriamos dar ênfase a história como antes e depois da hégira de Maomé. Se fossemos judeus dariamos ênfase a cronologia tradicional da Bíblia e o nosso calendário seguiria o de Israel que se aproxima do ano 6.000.

AS GUERRAS

Dependendo do objeto central do estudo histórico, dividiriamos a história de formas infinitamente diferentes. Podemos dividir a história pelas grandes guerras, desde os períodos dos bárbaros da antiguidades co suas engenhocas de guerras, o período alexandrino, as guerras orientais, as guerras mundiais do século XX, a Guerra Fria, as Guerras dos Israelenses, as Guerras dos Americanos.


MOBÍLIA

Há vinte anos atrás li um extenso trabalho literário sobre a HISTÓRIA DA MOBÍLIA. Fiquei impressionado com a profundidade do autor que descreveu sobre a mobília na vida cotidiana do homem. O marco histórico, quando o homem passou a dormir em camas. Imaginem vocês que muitos reis da antiguidade não tinham uma humilde cama suspensa em 4 pés para dormir!!! Quantos rato e baratas subiram pelos corpos dos reis que descansavam no chão...







Na história da mobília veremos o desenvolvimento dos estilos de mobílias e nas variedades de peças, até chegarmos no século XXI, onde já temos mobílias com os matérias mais exóticos e as formas mas estranhas possíveis.

No livro da sua memória você divide sua história pessoal por fatos marcantes que ocorreram em sua vida. Isso é PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA.

sábado, 22 de agosto de 2009

PERÍODOS DA HISTÓRIA

No estudo da História, por convenção, dividiu-se os períodos da história em:Pré-história, Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. É verdade que as últimas três eras estão relacionadas com acontecimentos na Europa, a primeira está relacionada com a História da Terra e a segunda com a história da humanidade e os grandes impérios.

A Pré-História é o período que abrange ao período anterior a escrita humana, quando existia os animais pré-históricos.

A Idade Antiga surge com as primeiras civilizações como os Hebreus, Sumérios, babilônios, Egípcios e os chineses que passaram a registrar os acontecimentos históricos do seu povo.

A Idade Média abrange o período da queda do imperio Romano do Ocidente (século V) e a queda do império Romano do Oriente (século V d.C.)

A Idade Moderna abrange o período de 1453 a 1789, ou seja, da quedado Império Bizantino ao fim da Revolução Francesa.

A Idade Moderna abrange do ano 1789 até os nossos dias.

A qualquer momento uma convenção deverá marcar uma nova Era na história da humanidade, e deverá ser relacionada com a Era Digital que com certeza é o principal acontecimento das últimas décadas.



Não vejo problema algum que outros autores no nosso mundo ocidental ou do mundo oriental tenha outra divisão da história para estudar os fatos do passado.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

TRABALHO INVESTIGATIVO

Estes dias estava lendo sobre o trabalho investigativo do historiador e o que ele deve se ater ao estudar um fato histórico e vi os seguintes quesitos que devem ser levado em conta ao fazer a abordagem de um tema histórico, eis os itens que precisamos englobar nas nossas análises conforme consta na aula 14 do Curso Superior em História pela Unimes Virtual:


• Processo – o que vai dar um sentido para um acontecimento isolado,
definindo a relação entre fatos e situações, definindo o movimento desencadeado.
• Desenvolvimento – dá o ritmo ao processo através de uma divisão de
grau: atraso/avanço, lento/rápido, continuidade/ruptura.
• Conjuntura – põe as relações entre os fatos no fluxo das mudanças
temporal. Determina o entorno em seus vários aspectos (social, político,
econômico, cultural etc.)
• Influência – estabelece uma dependência necessária entre acontecimentos
da mesma época ou do mesmo lugar.
• Reflexo – desdobramento da noção de influência, qualifica o lado passivo
de quem recebe uma ação e configura o caráter de exterioridade na
constituição de um fato ou situação.

domingo, 19 de julho de 2009

CIÊNCIAS HUMANAS

A História, a Sociologia, a Ciência Política, o Direito, a Economia, a Psicologia, a Antropologia e a Geografia – esta última, a meio caminho entre as Ciências Humanas e as Naturais – são chamadas de CIÊNCIAS HUMANAS.


HISTORIA NA GRADE CURRICULAR

O ensino de história está inserido nos Parâmetros Curriculares Nacionais – o PCN, este é um documento do MEC que dividiu o ensino em áreas de conhecimento. A História faz parte da área das Ciências Humanas e suas Tecnologias.

HISTÓRIA DE QUEM ???

Na Aula: 16 do curso de História da Unimes Virtual cuja Temática era: “Afinal, História é Ciência?” trazia o seguinte texto:

“Portanto, não há história a não ser a do Homem. Como a História é
ciência do Homem, surgem os fatos desta ciência, os fatos humanos. E é
onde o historiador deve encontrar os homens que viveram, suas idéias e
interpretá-las.
Os textos são humanos. Já que foram produzidos pelo homem. Todos têm
sua História. Soam diferentes em épocas também diferentes. Raramente
são idênticos, pois o Homem não é idêntico.
Assim como qualquer documentação - seja ela um quadro, um poema,
um drama – pode-se tirar um saber de um testemunho de uma vida, um
pensamento e de uma ação. Não só os textos, mas todos os documentos,
inclusive de novas disciplinas, assim como tudo que o Homem inventou
deve ser estudado, para a construção
O homem é o único objeto da História, uma disciplina humana, ao lado de
outras. Uma História que se interessa por homens com múltiplas funções,
aptidões variadas, que entram em conflito e chegam a um modo de vida.”

Não podemos radicalizar neste conceito de história, dizendo que não há história senão a história do homem. Os anjos, o planeta Terra e até mesmo a história de um cupinzeiro também é história. A história de um rio que foi mudando o seu curso com o passar dos tempos, os seus afluentes que surgiram e desapareceram, tudo isso é história.

PROGRESSO LINEAR DA HISTÓRIA

Em meados do século XX, a crença num progresso linear, contínuo e irreversível
não pode mais ser sustentada, e tornam a se apresentar olhares
mais críticos sobre a história,