segunda-feira, 31 de agosto de 2009

DIVISORES DA HISTÓRIA

O estudo da História na grade curricular escolar geralmente é baseada em períodos importantes politicamente da históra da humanidade, especialmente da européia. Nós, brasileiros, como descendentes de europeus e heeiros da cultura europeia seguimos os Estudos de História na visão européia, se fossemos árabes iriamos dar ênfase a história como antes e depois da hégira de Maomé. Se fossemos judeus dariamos ênfase a cronologia tradicional da Bíblia e o nosso calendário seguiria o de Israel que se aproxima do ano 6.000.

AS GUERRAS

Dependendo do objeto central do estudo histórico, dividiriamos a história de formas infinitamente diferentes. Podemos dividir a história pelas grandes guerras, desde os períodos dos bárbaros da antiguidades co suas engenhocas de guerras, o período alexandrino, as guerras orientais, as guerras mundiais do século XX, a Guerra Fria, as Guerras dos Israelenses, as Guerras dos Americanos.


MOBÍLIA

Há vinte anos atrás li um extenso trabalho literário sobre a HISTÓRIA DA MOBÍLIA. Fiquei impressionado com a profundidade do autor que descreveu sobre a mobília na vida cotidiana do homem. O marco histórico, quando o homem passou a dormir em camas. Imaginem vocês que muitos reis da antiguidade não tinham uma humilde cama suspensa em 4 pés para dormir!!! Quantos rato e baratas subiram pelos corpos dos reis que descansavam no chão...







Na história da mobília veremos o desenvolvimento dos estilos de mobílias e nas variedades de peças, até chegarmos no século XXI, onde já temos mobílias com os matérias mais exóticos e as formas mas estranhas possíveis.

No livro da sua memória você divide sua história pessoal por fatos marcantes que ocorreram em sua vida. Isso é PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário