sábado, 22 de agosto de 2009

PERÍODOS DA HISTÓRIA

No estudo da História, por convenção, dividiu-se os períodos da história em:Pré-história, Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. É verdade que as últimas três eras estão relacionadas com acontecimentos na Europa, a primeira está relacionada com a História da Terra e a segunda com a história da humanidade e os grandes impérios.

A Pré-História é o período que abrange ao período anterior a escrita humana, quando existia os animais pré-históricos.

A Idade Antiga surge com as primeiras civilizações como os Hebreus, Sumérios, babilônios, Egípcios e os chineses que passaram a registrar os acontecimentos históricos do seu povo.

A Idade Média abrange o período da queda do imperio Romano do Ocidente (século V) e a queda do império Romano do Oriente (século V d.C.)

A Idade Moderna abrange o período de 1453 a 1789, ou seja, da quedado Império Bizantino ao fim da Revolução Francesa.

A Idade Moderna abrange do ano 1789 até os nossos dias.

A qualquer momento uma convenção deverá marcar uma nova Era na história da humanidade, e deverá ser relacionada com a Era Digital que com certeza é o principal acontecimento das últimas décadas.



Não vejo problema algum que outros autores no nosso mundo ocidental ou do mundo oriental tenha outra divisão da história para estudar os fatos do passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário