A orientação do MEC e dos novos Parâmetros Curriculares Nacionais são direcionados no sentido de discutir com os alunos sobre os temas da história de maneira a trazer para o nosso tempo os fatos passados.
O mestre deve mostrar aos seus discípulos as lições extraídas dos eventos históricos e como isso contribuiu para o nosso mundo ter as características que tem hoje.
O foco do ensino de História não é somente o de descrever os fatos e datas importantes do passado, mas despertar o senso crítico dos alunos para que possam entender as mudanças sociais que ocorreram em consequências dos eventos passado.
Entendo que os novos parâmetros curriculares não desejam que os professores apontem a importância quase heróica dos personagens históricos, que se deve valorizar todos os elementos étnicos que compõe o desenvolvimento histórico, em especial a História do Brasil, e neste ponto, espera-se que os professores realcem os valores dos negros e índios na composição do povo e da história brasileira.
Os alunos devem aprender história com exemplos, comparações e na visão do mundo em volta do aluno, tentando trazer para a realidade do aluno o estudo de História. A disciplina deve ser ensinada e contextualizada com a realidade da comunidade dos alunos para que possa despertar neles o interesse pelo aprendizado da História e como isso influência as vidas deles no dia-a-dia.
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