sábado, 23 de maio de 2009

HERÓDOTO, O "PAI DA HISTÓRIA"

Considerado o “o pai da História”, Heródoto viveu entre (485?–420 a.C.) em Halicarnasso (hoje Bodrum, na Turquia), era grego e escreveu a famosa obras “HISTÓRIAS” onde narra a história das conquistas dos Persas. Heródoto é considerado o percurssor do estudo da história do ponto de vista científico, onde procurou perpetua as grandes façanhas do passado através da escrita.


busto de Heródoto



Heródoto só quer falar daquilo que viu ou daquilo que
ouviu falar” (GAGNEBIN, 1992, p. 10) e redigiu a sua
história “para impedir que o que os homens fizeram
no tempo se apaguem da memória e que as grandes e
maravilhosas façanhas realizadas, tanto pelos gregos
como pelos bárbaros, percam renome.” (HERÓDOTO
apud SELIGMANN-SILVA, 2003, p. 72).


A obra “HISTÓRIAS” esta divida em 9 livros, sendo que os livro 1 ao 5 descrevem o passado e o período de guerra dos gregos e persas. Os livros 6 ao 9 dedicam-se a relatar a história dos Medo-Persas, pois em dado momento da história e o reino Persa possuía dois braços: os Medos e os Persas.



Na estátua vista por Nabucodonosor e interpretada pelo profeta Daniel, o primeiro império da época dos gentios é a Babilônia que representava pela cabeça da estátua e após a ascensão do segundo império que é os Medos e Persas, Daniel interpretou que o tórax com os braços, são os Medo-Persas.


Heródoto tinha um método peculiar de contar as histórias que hoje é objeto de estudo da Historiografia, considerado um homem de talento na arte de narrar, ele escrevia em seus livros sobre os costumes, mitos e histórias dos povos que conhecia, chegou mesmo a transcrever discursos e diálogos de personagens importantes.

Um comentário: