sábado, 23 de maio de 2009

ILUMINISMO

O estudo da História passou a ter um interesse cada vez mais crescente com o advento do Iluminismo, movimento social do século XVII que tinha como filosofia a crença no conhecimento científico como única maneira de chegar a verdade absoluta.

Um dos maiores expoentes do iluminismo, Immanuel Kant definiu assim o iluminismo:

“O Iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento mas da falta de resolução e coragem para se fazer uso do entendimento independentemente da direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem para fazer uso da tua própria razão! - esse é o lema do Iluminismo".”


Immanuel Kant.


O iluminismo teve um papel importante na história, criando história, pois surgiu em um momento em que o próprio cristianismo contestou a supremacia do papa, e Martinho Lutero também pregou um ideal iluminista, ao defender a tese que todo o cristão tem o direito de ler a Bíblia e interpretá-la sem a tutela do Clero e do Papa. Portanto, a Reforma Protestante do sécxulo XVI serviu de base e alicerce para o iluminismo.


O ILUMINISMO surgiu no fim do século XVII e início do século XVIII e por causa deste movimento intelectual do século XVIII este ficou conhecido como o “SÉCULO DAS LUZES”, e este período teve fim com as Guerras Napoleônicas em 1815.



O Iluminismo


No século XVIII, com o surgimento do pensamento iluminista, ganha corpo
uma concepção da história que instaura a supremacia da razão, propaga
a crença na ciência como única forma de conhecimento e conduz a verdades
objetivas e absolutas, a partir da idéia de progresso.


Na verdade o Iluminismo é uma crença exagerada de que através da razão o homem pode alcançar a paz, a felcidade, o progresso e o conhecimento de tudo. Mas sem Deus, o homem não é nada. Sem Deus o homem alcança a lua, mas não alçança a paz interior. Sem Deus o homem investiga o átomo e o disseca, mas não consegue razão para viver e suicida-se. Sem Deus, o homem consegue se comunicar com todos por meio de tecnologias da informação como o celular, e a internet, mas é incapaz se sentir prazer em conversar com o Pai celestial!!!

A ciência é uma mera ajuda para a vida e graças a ciência e ao conhecimento, eu consigo na minha insignificancia diante do universo, dimensionar a sabedoria e grandeza de Deus, que tudo criou e ordenou. A verdadeira iluminação esta em conhecer Deus.

Um comentário:

  1. Quem ver assim o Iluminismo e coisa pra gente Boa..Mais nao passa de uma grande mentira PESSOAL QUE ESTAO VENDO ESSE ASSUNTO CASE MAIS SOBRE O ILUMINISMO VER QUE E SO ISSO MESMO...
    nao irei falar mais nada pq eu vou ser ignorante fanatico CASEM VCS SOBRE ISSO..Espero ter abrido os seus olhos

    ResponderExcluir