Um dos maiores expoentes do iluminismo, Immanuel Kant definiu assim o iluminismo:
“O Iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento mas da falta de resolução e coragem para se fazer uso do entendimento independentemente da direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem para fazer uso da tua própria razão! - esse é o lema do Iluminismo".”

Immanuel Kant.
O iluminismo teve um papel importante na história, criando história, pois surgiu em um momento em que o próprio cristianismo contestou a supremacia do papa, e Martinho Lutero também pregou um ideal iluminista, ao defender a tese que todo o cristão tem o direito de ler a Bíblia e interpretá-la sem a tutela do Clero e do Papa. Portanto, a Reforma Protestante do sécxulo XVI serviu de base e alicerce para o iluminismo.
O ILUMINISMO surgiu no fim do século XVII e início do século XVIII e por causa deste movimento intelectual do século XVIII este ficou conhecido como o “SÉCULO DAS LUZES”, e este período teve fim com as Guerras Napoleônicas em 1815.

O Iluminismo
No século XVIII, com o surgimento do pensamento iluminista, ganha corpo
uma concepção da história que instaura a supremacia da razão, propaga
a crença na ciência como única forma de conhecimento e conduz a verdades
objetivas e absolutas, a partir da idéia de progresso.
Na verdade o Iluminismo é uma crença exagerada de que através da razão o homem pode alcançar a paz, a felcidade, o progresso e o conhecimento de tudo. Mas sem Deus, o homem não é nada. Sem Deus o homem alcança a lua, mas não alçança a paz interior. Sem Deus o homem investiga o átomo e o disseca, mas não consegue razão para viver e suicida-se. Sem Deus, o homem consegue se comunicar com todos por meio de tecnologias da informação como o celular, e a internet, mas é incapaz se sentir prazer em conversar com o Pai celestial!!!
A ciência é uma mera ajuda para a vida e graças a ciência e ao conhecimento, eu consigo na minha insignificancia diante do universo, dimensionar a sabedoria e grandeza de Deus, que tudo criou e ordenou. A verdadeira iluminação esta em conhecer Deus.