quarta-feira, 28 de abril de 2010

ANAIS DA HISTÓRIA

Anais (do latim annales, de annus, "ano") são, tradicionalmente, uma forma concisa de registro da história de um povo ou instituição, originalmente organizada ano a ano. O termo passou a designar, por derivação, qualquer publicação científica ou artística de frequência regular ou periódica, ou obra que registre memórias ou fatos pessoais. (Wikipédia)

IMAGENS FARTAS E GRÁTIS

Observando sua postagem rica em fotos, fico impressionado como a tecnologia tem nos ajudado a estudar História. Há duas décadas atrás para podermos ter acesso a farto material fotográfico de lugares históricos teríamos que dispor de bom capital para investir em uma biblioteca com livro contendo ilustrações.

Livros com fotos, mapas e ilustrações custavam mais caro do que um livro contendo apenas textos, de maneira que ter acesso as imagens dos lugares históricos do mundo era uma árdua e cara tarefa.

Fico deslumbrado em podermos hoje ter acesso a praticamente todo o planeta graças a Internet. Ainda mantenho uma biblioteca física em meu sítio em Itariri, mas hoje já possuo uma biblioteca virtual própria onde coleciono textos, imagens e vídeo e a custo zero.




Um aluno medíocre de hoje tem a obrigação de conhecer mais do que qualquer professor de outra geração, porque a Internet nos abriu a porta da informação em uma proporção que somente os ricos de outros tempos poderiam ter acesso a tanta informação, ou para quem vivesse socado dentro de uma boa biblioteca pública.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

HÁBITO DE PESQUISA

Tenho visto doutores passando apuros e ridículos em vários segmentos do saber por causa da perda do hábito de PESQUISAR. A história destas pessoas é mais ou menos assim: Quando estão se formando profissionalmente dão o máximo de si para obter um diploma de nível superior, um título de doutor ou pós-graduação e após passar em um concurso público ou alcançar uma sala com ar-condicionado em uma empresa multinacional, passam a relaxar e vão ficando para trás no mercado cada vez competitivo.

No campo da Educação ocorre a mesma coisa, alguns professores correm o risco de cairem na tentação de não fazerem pesquisa no campo de saber a qual está licenciado a lecionar e ficam atolados no mesmo método e com a mesma cartilha do início da carreira. Conclusão: Ficarão para trás e perderão o contato com a nova geração que muitas vezes tem acesso as informações novas, baseadas em pesquisas recentes e ocorre o que chamamos de conflito de gerações. Vejo isso acontecer com os médicos antigões, com os delegados de polícia e outros profissionais.

Temos que por isso na cabeça: Pesquisar, se atualizar, se reciclar é algo imprescindível para quem deseja se manter bem cotado no mercado profissional.

FONTES DE MINHAS PESQUISAS

OLÁ COLEGAS,

Em minhas postagens nos fóruns eu emito minhas opiniões sobre temas de história e muitas destas participações minhas no fórum eu publico em alguns dos meus quase duzentos blogs que possuo na internet em português, francês, inglês e espanhol.

Minhas consultas abrange centenas de sites e como gosto de temas relativo ao povos orientais, em específico do Oriente-Médio, faço várias consultas em vários sites em francês. O meu preferido é:

http://www.rfi.fr - Radio France Internacional – Quem conhece um pouco de francês deve acompanhar este site. Eu todos os dias no meu serviço pelo menos uma hora fico escutando a RFI, além de ter informações da França, há um jornal sobre as principais notícias da África e outro do Mundo. Além do mais o Jornal en français facile, você escuta a notícia por locutores que falam um francês inteligível para quem é estrangeiro e lê o texto da redação. No Brasil os meios de comunicações só enfatizam notícias daqui, dos Estados Unidos e Europa. O RFI parece outro mundo porque dá destaque a África e Oriente-Médio.

http://lecercle.histoire.presse.fr – O slogan deste site é “A Revista preferida pelos apaixonados por história”. Deste site extraio muitas informações que servem para alimentar meus blogs na internet. Este site está ligado a Revista “L'Histoire” que por sua vez é um periódico dedicado ao tema. O povo francês merece a fama de serem intelectuais, razão porque como as migalhas que caem da mesa deles...

http://www.brasilescola.com – Em minhas pesquisas sobre a história do Brasil, não posso deixar de citar a importância do site brasilescola, além de ter uma boa diagramação que facilita a pesquisa, este site dá uma visão panorâmica espetacular sobre o Brasil histórico. Devemos ter orgulho do Brasil porque está se formando um povo com elementos capacitados como os integrantes do Brasil escola.


http://www.portalsaofrancisco.com.br – Estaria cometendo um sacrilégio contra a cultura brasileira se deixasse fora desta lista o Portal do Colégio São Francisco. Quem de nós pelo menos uma vez não acessou este portal? Este site é uma versão brasileira do Wikipédia. É um portal sério e contem informações seguras. Todo estudante já deve ter feito pesquisa neste site principalmente quando o tema é história do Brasil.