sábado, 23 de janeiro de 2010

DIVISÕES DO CURSO DE HISTÓRIA

O Curso de História pode ser divida a grosso modo em:
Pré - História, Antiguidade, Idade Média, História Moderna, Arqueologia, História Contemporânea, História da América e da África, a Teoria da História, Civilização Ibérica, História da Arte e o Patrimônio Cultural, História da Igreja, História de Israel e História do País.

O FOCO DA HISTÓRIA

De certa forma percebemos que a humanidade desde os mais remotos tempos tem privilegiado o foco histórico em temas como os reinos, as conquistas bélicas e militares de maneira que o estudo de HISTÓRIA parece uma viagem no mundo político do passado, mais do que um estudo sobre a vida das pessoas. O escritor Besselaar vislumbra que este foco tem mudado:




“Houve então uma forte reação, a exigir que se estudassem também outros fenômenos culturais na sua evolução e mútua conexão. Inaugurou-se a História da Civilização, que poderíamos dividir em duas partes: a História Geral e as Histórias particulares. (...) A História Geral da Civilização abrange, em tese, toda a matéria histórica, sem excluir a política e os dados biográficos. (...) Mas interessam-lhe nada menos que os acontecimentos políticos propriamente ditos, as várias realizações artísticas, a estrutura social, a economia e vida religiosa”. (In. BESSELAAR, José Van Den. Introdução aos Estudos Históricos. São Paulo: EPU, 1979. p.99.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário