A Indústria do Holocausto
TÍTULO DO LIVRO: A INDÚSTRIA DO HOLOCAUSTO
AUTOR: NORMAN G. FINKELSTEIN
EDITORA: RECORD
SINOPSE
O livro escrito por um judeu surpreende por tratar a questão sionista como uma exploração da imagem do Holocausto Judeu na Segunda Guerra Mundial, exploração , segundo o autor feita pelos Estados Unidos e pela elite judaica que propagavam o sofrimento dos judeus na Segunda Guerra para justificar ações indenizatórias contra os governos que apoiaram o regime Nazista, bem como uma tática do governo americano de colocar o pé no Oriente Médio em um conchave com o Estado Judeu de Israel.
Para Norman G. Finkelstein, "...as atrocidades nazistas transformaram-se num mito americano que serve aos interesses da elite judaica, sendo que nesse sentido, o holocausto transformou-se em Holocausto (com h maiúsculo), ou seja, numa indústria que exibe como vítimas o grupo étnico mais bem sucedido dos Estados Unidos e apresenta como indefeso um país como Israel, uma das maiores potências militares do mundo, que oprime os não judeus em seu território e em áreas de influência".
"...o Holocausto se transforma assim, numa cobertura para Israel perpetuar a espoliação dos palestinos, enquanto os Estados Unidos podem esquecer os massacres e as injustiças que marcaram sua história."
RECOMENDAÇÕES
Livro imprestável, de tão ruim talvez não sirva nem mesmo como combustível na lareira. Quanto mais estudo as questões do Oriente Médio percebo como tem gente disposta a tudo por um lugar ao “sol” e como tem gente irracional, neste caso não podemos nem dar a desculpa que se trata de um desinformado sobre a questão judaica. O caso de Finkelstein talves seja mais de psiquiatria do que orientação política. Minha posição ideológica é suspeitissima porque sou pró-americano e ultra-sionista, mas não deixo minha paixão obscurecer minha visão como a do professor Finkelstein que preservado pelos pais do sofrimento judaico, chega as raias de negar o histórico sofrimento dos judeus não somente na Segunda Guerra Mundial, mas desde três mil e quinhentos anos atrás quando foram escravos no Egito por quatrocentos anos.
O povo judeu é maravilho porque em sua história produziu os maiores gênios da humanidade como Jesus,Albert Einstein e os maiores cretínos como Judas e Karl Marx, contudo a posição do autor chega a me causar espanto.
O AUTOR
Um professor judeu americano da Universidade de Nova York, filho de judeus egressos do Gueto de Varsóvia e sobreviventes do campo de concentração de Maidanek e Auschwitz, Norman G. Finkelstein nasceu no Broklyn, Nova York, em 1953. Autor da tese de doutorado "The Theory of Zionism", defendida no Departamento de Política da Universidade de Princeton, atualmente é professor da Universidade de Nova York, onde leciona Teoria Política.
Colaborador do London Review Books, entre suas obras estão: Image and Reality of the Israel-Palestine Conflict, The Rise and Fall of Palestine e A Nation on Trial The Goldhagen Thesis and Historical Truth, indicado como livro do ano pelo New York Times Book Review.
Nenhum comentário:
Postar um comentário